quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O CAMINHO PARA O SUCESSO

(o que muitos almejam a qualquer custo)

Está mais que provado que o caminho para o sucesso é árduo e longo e também fruto de muito trabalho e dedicação. Mas não é o que tenho visto por aí nestes últimos anos em que tenho analisado mais a fundo meu ramo de trabalho. Digo isso porque estou nesse meio há alguns anos e afirmo que a coisa já foi, e muito, melhor.

Tracemos um breve paralelo entre o ontem e o hoje levando em consideração fatos que provam a grande mudança que está sofrendo nossa música:

- existiam no Rio Grande do Sul uns 85 festivais de música nativista durante o ano, sendo que, com raras exceções, se via repetirem algum jurado;

“Hoje em dia não temos mais que 20 festivais e quanto à questão dos jurados, alguns já podem ser eternizados como jurado de festival, falhando num e sendo no outro.”

- produtor cultural não era uma “profissão”, digamos assim e os que existiam estavam preocupados em fazer e manter os festivais como um circuito cultural e não um meio de se ganhar dinheiro e sumir sem deixar rastro;

“Ajuda de custo é pra custear despesas e, sendo assim, não se pode pagar com cheque pra 30 dias e depois ainda vir dizer que está fazendo o certo e sendo criticado por todos.”

- não podemos negar que sempre conhecemos um ou outro jurado e talvez há vinte anos atrás a coisa não fosse tão explícita como hoje, em que o que mais se vê é aquela situação em que um fala pra mandar música pra um determinado festival só porque o “fulano” vai ser jurado (entendam isso como uma dita “empatia” entre determinados compositores);

“Hoje em dia alguns compositores só mandam suas músicas pra determinados festivais porque estes terão um ”jurado amigo” e não por suas obras terem algum conteúdo digno de nota. E isso tornou-se um ciclo... Hoje eu... Amanhã tu.”

- enfim, com o advento da internet e das redes sociais, a busca pelo espaço, que há tempos era conquistada ao natural, por mérito, por capacidade e não por uma forçada insistência em ser mais um rostinho bonito e bem pilchado em frente às câmeras.

“Antigamente se conhecia uma obra por seu conteúdo e hoje se conhece por sua imagem.”

A coisa tomou um rumo que beira o abismo e poucas pessoas enxergam, pois não existe mais coerência, ética ou bom senso entre pessoas que só querem botar dinheiro no bolso e ver seu videozinho postado no youtube.

E a coisa vai piorar.

Juliano Gomes
Porto Alegre, 03 de agosto de 2011.

Um comentário:

Fernando disse...

Parabéns pelo posicionamento Juliano. É importante alguém do meio fazer essa reflexão. Na minha avaliação estás com toda a razão.
Forte abraço!
Fernando S Soares
Pelotas/Radiocom 104.5 FM
"Cantos de Luta e Esperança"